segunda-feira, 29 de agosto de 2016

DESVENDANDO A FROMTMINER


            Hoje vou falar um pouco da orgulhosa Fromt Miner, a primeira mineradora brasileira de bitcoins que não se cansa de dizer que tem Farm Na Suiça. Pois bem! Vamos inicialmente tratar um pouco do que é a Fromt Miner e explicar o que está por trás da "mineradora brasileira" de bitcoins para que você usuário tenha certeza onde está investindo, já que a empresa é pouco transparente na sua forma de trabalhar. 
               A Fromt Miner surgiu há alguns meses e tem feito um marketing forte prometendo ganhos de acordo com a realidade de mineração (isso é um ótimo ponto positivo pois quase podemos eliminar o problema de ser mais um site scam). Com uma Farm (Local de mineração bitcoin) localizada na Suiça, a escolha foi feita pois o custo da energia de lá é mais barata e também está bem localizada para entrega das máquinas de mineração que são compradas na China, geralmente chegando de 7 a 15 dias no destino, ou talvez tenha sido escolhido por terem um tio que mora por lá rs! Em seu site há vários vídeos mostrando o processo de montagem de toda estrutura das máquinas. Chega a ser lindo ver tudo aquilo rodando e lembramos que o site é apenas para administração dos ganhos e da mineração.
        Inicialmente o site convidou um número limitado de investidores iniciais que teriam posteriormente contrato vitalício (cerca de 100) para o primeiro investimento, juntando cerca de 500 mil reais (não sei ao certo, me parece que foi esse valor dito no vídeo deles) para comprar as máquinas de mineração. Ou seja, antes de surgir ao que tudo indica a fromtminer tinha apenas o local de mineração e não possuía as máquinas, essas foram compradas com o dinheiro dos primeiros investidores. Que loucura!
            Acompanhei todo o processo de pré estréia da mineradora e como um assíduo investidor sempre procuro saber tudo sobre o que estou investindo e comecei a encontrar alguns detalhes estranhos depois que lançaram um vídeo falando como iria funcionar a empresa e vou detalhar para vocês tudo o que eu pude concluir dessa investigação.
               A FromtMiner dizia que os contratos teriam um tempo limitado, isso é óbvio e previsível. Entretanto surgiu uma dúvida minha que logo questionei para eles via e-mail que era o seguinte: Se eu investir o valor de uma máquina S7 que tem aproximadamente capacidade de 4.86TH/S  de mineração, ao fim do contrato vocês enviam a máquina para o usuário? (Ao meu ver seria o correto a se fazer pois eu "comprei" praticamente uma máquina de mineração. Vários sites de mineração enviam o hardware para o usuário poder minerar em casa, pagando apenas custas de envio, quando a resposta deles foi esta:

                   
          Fui um pouco mais insistente quando pararam de me responder pelo e-mail e comecei a questionar na página oficial do facebook da empresa e pra minha surpresa acabei sendo banido.
        Concordo que a dificuldade aumenta todos os dias, mas então se a dificuldade aumenta a ponto de a máquina ficar obsoleta na rede, então todas vão seguir o mesmo rumo e logo a empresa não terá porque existir oras! E corremos o risco de em 1 ano de contrato nem recuperar o investimento inicial dado a dificuldade de mineração que sempre aumenta. Agora imagine se investirmos o valor de uma máquina S9 Antminer que tem poder de mineração de 14.0 TH/S (custo de aproximadamente U$ 2400,00). Após um ano, acaba o contrato e o poder de mineração da máquina vira sucata? Será?  Novamente questionei isso via e-mail e disse que faria um vídeo tentando explicar isto e a reposta foi esta:




                     
          Eu sinceramente acho que as máquinas S7 e S9 antiminer ainda duram um bom tempo trazendo ótimos retornos, pois caso contrário nem a própria fromtminer estaria usando-as (pelo vídeo são esses dois modelos que usam, o site não é claro sobre isso). E claro que quando o usuário investe menos como por exemplo 1 THS não teria direito a uma máquina. Mas como eles apenas prestam um serviço, estão apenas as alugando para vocês. Creio que as máquinas irão ficar para eles, sendo assim lucrando até elas realmente não servirem mais ou alugando para novos usuários que terão que pagar novamente por uma máquina que já foi comprada. E lembrando, foram os investidores que pagaram pelas máquinas de mineração e a empresa cobra taxa de manutenção por isso. Leiam atentamente o contrato sobre taxas, prazos etc antes de saírem investindo cegamente. Nem tudo que reluz é ouro. Espero sinceramente que não seja mais uma empresa querendo tirar vantagem, pois o mercado bitcoin já sofre muito com isso.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo post com criticas construtivas e nada atacando a empresa como se não exisitesse de fato.

    Para o investidor de médio porte que investiu de uma maquina ou acima, não teria problema depois do contrato ele receber a maquina de volta, visto que elas se tornam obsoleta na mineração e não se auto paga, mas desde que ele assuma o valor do frete, não há problemas.

    Sempre deixamos claro nossas atividades e liberdade para visitas.

    Para fazer o agendamento da sua visita ao local de nosso escritório e conhecer nossos endereços físico da FromtMiner aqui no Brasil e Suíça.

    Acesse o formulário no site para registro: https://fromtminer.com/registro-visita/

    Att

    Gabriel, CEO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel. Agradeço ter respondido. Eu nunca duvidei da existência e sempre deixei isso bem claro. Obrigado por notar. É que nesse mundo da mineração btc o que tem de sites dizendo ser uma coisa e é outra. Alguma tem que salvar, e espero que seja a fromtminer. Estou apenas aguardando novidades para investir e fazer um vídeo do feedback.

      Excluir